quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A Sorte veio mesmo "Dourada no algarve" (fundo)

Grandes companheiros , depois daquele fracasso em sines , já só voltámos a esticar os canoilos em VRSA , na tentativa de umas madames , no 1º dia que lá fomos , nada , nem uma safia para animar a malta , apenas valeu pelo esplendido pôr do sol ao final da tarde .


 Na 2ª vez já foi diferente , uma dose de ralos vivinhos , umas minhocas e infelizmente a navalha (que era a escolha mais forte ) era morta . Mas sem desistir jogámos tudo lá para dentro , de todas as maneiras , chumbadinha , fundo , estralho em cima , estralho em baixo , 0.26 , 0.30 , anzois grandes e pequenos ; mas nada apenas o xarroco fazia presença .

Entretanto enquanto nada se mexia o meu pai contava historias dos tempos em que ele era um pescador ferranho , todos os fds saia á sexta e voltava ao domingo ,sempre com peixe .
 Infelizmente um acidente na Nazaré, com uma onda tirou-lhe esse espirito , coincidência ou não herdei-o eu :D , uma das coisas que nunca nos podemos esquecer é nunca voltar as costas ao mar , na situação do meu pai ainda nem sequer estava a pescar , estavam a meio do molhe da Nazaré e as ondas estavam normais de repente uma onda maior bateu naquele U que ali fazia e atirou a ele e ao amigo 11 metros até baterem nas pedras , 2 meses sem se mexer . Com um acontecimento destes ainda me espanto como teve coragem de me acompanhar na pesca e voltar a ter aquele espirito de pescador que todos sabemos do que estou a falar .

Bem voltado á historia que isto já vai longo , quando ele tinha esse espirito e os tempos eram outros claro , na figueira tinha ido para o rio tentar uns robaletes com boia de 6gr e uma canita pequena , como no rio nao dava nada , começou a pescar para o outro lado , em menos do nada levou um esticao que o despertou logo , tinha ferrado uma dourada acima de kilo com uma canita daquelas , com calma lá a tirou  , contente e já sem isco veio para casa (de realçar que isto foi de noite) , ao outro dia foi lá mas de manha , quando reparou que a dourada tinha sido apanhada no viveiro eheheh hoje era impensável ahaha .

Já com a maré quase no inicio da enchente a experiencia do meu cotazao :D a falar mais alto e ele apanhou uma moura ( caranguejo preto das pedras) e zuca lá para dentro .

Eu todo ansioso com a cana da chumbadinha na mao ( ferrar uma na de chumbadinha era outra coisa :P )
no fim da pesca esqueci-me lá do apoio da cana , enfim ! 
Se alguém o encontrar aí no molhe olhe , ou mande por ctt ou entao que sirva de apoio para uma cana que tire uma de 7 kg :D 

vejo a pequenita a dar uns toques e logo aviso o meu pai , assim que pega nela nao sente nada mas sempre a recuperar , quando estica a linha estava lá a magana a bater forte e a faze-lo lembrar de outros tempos . Eu , eufórico de pucheiro na mao , nunca tinha apanhado uma mas para mim era como se tivesse sido eu a tirá-la ! Era pequena , mas para nós (eu) era ENORME , uma BESTA mesmo ahah quando o nosso maior peixe é um robalo de 800 gr é assim ....
Um peixe lindo deveras , até dá dó tirar vida a uma coisa destas , pois mais que um pescador sou um amante da natureza 
Tinha pouco mais de 500 gr , mas lutou como uma de 5kg ahahah
O cota a exibir o uni abdominal ,ahah , desta calhou a ele !
Pó ano há mais , visto que cá em cima é muito raro conseguir uma menina destas , mas adorava poder senti-las na minha terra , se alguém souber alguma coisa pode-me contactar que estou de braços abertos a informações eheheh 




Mais sorte na proxima

Boas pessoal , como combinado , ia passar pela costa alentejana para tentar uns sargos ! Mas por teimosia do meu pai nem pude engodar com sardinha e iscar a mesma , nem pude levar caranguejos pois nao havia tempo e blá blá blá . Sendo assim , restou-me guardar algumas navalhas e alguns camarões restantes da pesca ao robalo no congelador e rezar que pudesse utilizá-los onde queria . Por incrivel que pareça ele lá foi comigo e deixou-me guiar , foi logo cana ás costas e siga pelos trilhos conhecer um pesqueiro novo para mim . Adoro esta pesca , mala ás costas e subir e descer pedra , inclusive até atravessamos a nado um pequeno "riacho" que separava as duas pedras , disto é que eu gosto , nada parecido com a pesca nos molhes que estou sujeitado lá na figueira .
Temos lugares LINDOS por esta costa fora que vale a pena descobrir ! este é apenas um dos quantos !

A pesca foi repartida em dois tempos , cerca de meia hora antes do almoço e cerca de 2 horas depois do almoço . Antes do almoço ainda deu para ferrar uma safia boa que veio para o dito cujo .
Na segunda parte já estavámos num sitio melhor , a água tinha aquele toque e a moral aumentou um pouco.

A armar o estaminé 
Quando temos aquela impressao " Aquele gajo ali tambem deve apanhar uns bons "

Tudo pronto , bota de iscar a navalha que quem pesca cá por cima sabe bem que é um isco muito bom para os sargos , pois existem menos sargos e os pequenos nao pegam nele .
Pois o problema é que lá em baixo a história é outra , navalha só para bogas e sargos pequenos , nem um jeitoso vinha , com o camarao a história repetia-se , isto é que vai aqui uma sorte han ....

Ao nosso lado um senhor dotado de muita experiencia sacava uns sargos já bons a conta gotas . Ele pescava de direta e era cada sticada que levava , bem pescar daquela maneira aos sargos grandes deve ser uma experiencia incrivel ! Uma pesca a experimentar ! 

Mas voltando ao segredo dele era os malandros dos ralos , poisssss e nós , está queto , repleto de iscas brancas nem um conseguimos enganar , mas para o ano já nao me enganam nao , levo daqui uns caranguejos destes bons para lhes fazer a folha ! 
o cowboy a ver se os enganava , Boa Sorte ! 


E o que podia ter sido um dia de férias repleto de vénias das madames acabou por ser um fracasso em termos de pesca e mais uma contribuição para o "bronze á trolha" . 
Mas no fim do dia valeu pela aventura e pelo dia passado com a companhia do cota eheheh sao estes momentos que mais tarde vao deixar saudades ! Sim porque o meu pai ainda nao se calou com a tareia que nos deu da pesca em aveiro .... isto está dificil de dar a volta ao marcador .

No fim da pesca fomos refrescar os corpos e aproveitar um dia de praia

Aqui fica alguns clips da pesca