quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fruta da época ! (Boia)

Boas malta , com a primavera no seu esplendor , decidimos ir até Aveiro ver se conseguíamos sentir umas cabeçadas daquelas de vergar a cana  ! Todas as nossas idas a Aveiro antes tinham sido uma miséria , ou era pelo isco errado ou porque nao estavamos no spot certo....enfim , um desastre
 Desta vez tentámos erradicar esses problemas começando por ir á Robaleira no sabado ,que teve a amabilidade de conseguir navalha fresca só para nós , incrivel o atendimento daquela loja !
5:30 da manha e já nós iamos a caminho de Aveiro com destino ao barco-táxi que nunca damos com aquilo á primeira vez .
Três pescadores com a ânsia de ferrar uns exemplares e voltar a sentir a adrenalina fluir nas veias ao ver aquele ponto vermelho desaparecer nas águas do atlântico,( visto que este inverno nao obtivemos qualquer captura de registo ).

Mal chegamos ao molhe , uma carrada de pescadores , á volta de 30 , mais os que vieram connosco no barco das 6h , deviamos ser perto de 40 pescadores a tentar uma boa faina . Pelas conversas que tinhamos ouvido , no sabado tinha saido bastante peixe mas nós já só iamos fazer a vazante , que na minha opiniao nao era a melhor escolha !
Lá encontramos um buraco no meio de tanta gente e toca a jogar a navalha que ainda ia a mexer lá para dentro .
O meu pai deu logo com o buraco deles fazendo 6 lançamentos , 6 peixes . Haviam de ver a alegria de um pescador voltar a sentir um bom sargo ao fim de uns bons anos , pois depois do acidente o meu pai nunca mais voltou a apanhar um sargo de jeito , só por aquele momento já toda a viagem tinha valido a pena !
a mala a compôr ao meio da manha !



Quanto á minha pessoa ainda só tinha tirado 4 ao longo da manha , a conta gotas .
Já no fim da vazante ferro o maior exemplar , grande luta , grande momento . O meu maior sargo até hoje e sim , era só um sargo de quinhentas e poucas gramas , mas para mim já era muito bom !
sargo é um peixe deveras lindo !


Feita a manha de pesca era hora de rumar a casa , contentes e felizes , com um sentimento de realizados e a programar uma próxima !

Entre os 3 conseguimos fazer uma boa teca no fim de contas 
No final foram 6,4Kg deles 

9 deles foram logo para a brasa , nem chegaram a ver gelo ! 
Penso que mais importante que o molinete é ter um bom fio que permita pescar bem , pois ter o fio esticado neste pesca é fundamental para sentir os maganos a comer !

Descanso das guerreiras 
lavar sempre as meninas no fim da pesca para aguentarem mais um tempo . Pessoalmente apenas passo por água e deixo a escorrer , algum conselho para elas durarem mais ?

A ver se compomos a arca para os almoços de familia 
Os dois maiores exemplares , ainda assim nada que se compare aos sargos que muitos pescadores classificam como médios ... talvez ainda este ano , consiga um desses ! 

E pronto , assim terminou esta jornada bem sucedida que a cima de tudo prevaleceu o convivio e a boa disposiçao da familia ! 

Só de referir que desta vez , ganhou o meu primo Joao tendo ficado 9-7 para ele , no topo da tabela ficou o mais experiente , claro a idade tambem tem destas coisas ! 


Boas varadas e uma boa primavera ! Abraços a todos ! 





5 comentários:

  1. Boas André,
    Já foi um bom dia de faina!
    Deu para sentirem uns peixes o teu Pai ficou todo contente... Que mais se podia pedir nesse dia... talvez uns cabeçudo... LOL
    Em relação à manutenção passa pelo Blog "Fateixas Team" que o João Oliveira tem estado a colocar umas boas dicas de manutenção!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel , nao sabia da publicaçoes dele recentes .
      O dia foi muito bom , tudo contribuiu , agora tens é de nos contemplar com aqueles videos magnificos nas ilhas a puxar dentolas amarelos ! é só meter ecra em HD e colunas ligadas :D
      um abraço

      Eliminar
  2. Boas André,
    Uns sarguinhos para a grelha é bem bom, esses são mesmo redondos:)
    Ficou a malta toda contente, isso é que importa e certamente um dia a maneira:)
    Parabéns pela faina e força miúdo, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre como é? Um dia muito bom mesmo , já andava em jejum há 3 meses , nem uma escama vi ! Felizmente ainda senti umas arrancadas fortes ! mas nada como os dentolas daí , um abraço e tudo de bom !

      Eliminar
  3. Olá André.
    Muitos parabens pela pescaria e por este relato.
    Um abraço dos Pesquinhas

    ResponderEliminar